Pela primeira vez, depois de muitos anos, o músico Kanda decidiu compartilhar um dos episódios mais assustadores da sua vida e da sua carreira, quando recebeu ameaça de morte por uma figura conhecida e respeitada da música angolana. A revelação foi feita no programa ShowBiz Talk, da PLATINA FM (96.8 ).
Na ocasião, Kanda contou que considerava o artista em questão um irmão, e na altura o mesmo consumia muita bebida alcoólica. Inconformado, decidiu aconselhar o então amigo a afastar-se do álcool, o que gerou revolta e desencadeou a ameaça.
“Uma vez fui ter com um artista que considerava amigo, irmão, infelizmente era uma altura que esse artista consumia muito álcool e eu ficava muito triste por saber que, pelo talento que tem, era impossível alcançar os seus maiores objectivos e sonhos porque a bebida (alcoólica) rouba muito de nós… fui ter com ele e aconselhei-o. Foi o motivo de altivez da parte dele, exaltou-se completamente, foi para o quarto, debaixo da cama, tirou uma arma com carregador, manipulou na minha frente e ameaçou-me. Foi a primeira vez que me deparei com uma pessoa possuída”, contou.
Sem citar o nome desse artista, para não o expor, Kanda revela que não sente mágoas dessa pessoa e, apesar de nunca se ter desculpado, deixou um recado para ele: “Você sabe quem é, e se falas em transformação, que seja mesmo transformação literal, por dentro.”
Não obstante, Kanda sublinha que nunca mais quer voltar a ver o referido colega e que perdeu a consideração, respeito e o amor que sentia por ele.
Para concluir o assunto, Kanda deu pistas de quem seja o artista, através do seu estilo musical. “É um artista que está mais para o World Music, ele faz misturas entre Jazz, RnB… é muito forte também”